O que é um chatbot?Como Funciona?

O que é um chatbot?

“Chatbots começam a estar em todos os lugares. Também são chamados por outros nomes, como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot. Chatbot (uma abreviação para robô de chat) é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens. Pode ser instalado em sites, apps proprietários e aplicativos populares, como o Facebook Messenger, Telegram ou mesmo chatbot para WhatsApp, dependendo do público-alvo e das necessidades das empresas.”

chatbot vendedor vitalicio

chatbot vendedor vitalicio

Chatbots podem ser simples ou mais complexos. O Globalbot, por exemplo, possui ambos os modelos. Os mais básicos, com pequenas automatizações, fornecem respostas e opções de alguns serviços para orientar os clientes em resolver suas dúvidas e/ou realizar algumas ações (como por exemplo, um chatbot para conferir débitos e apresentar uma 2a via de um boleto).

Já as versões de chatbots mais sofisticadas contam com recursos de Inteligência Artificial que os tornam capazes de aprender com exemplos de atendimento, passando informações sobre os produtos e serviços oferecidos e realizando ações mais complexas, inclusive permitir integração entre o chatbot e sistemas legados da empresa.

Aplicações dos Chatbots.

Graças aos desenvolvimentos e aos avanços nos estudos da Inteligência Artificial, ramo da Ciência da Computação, hoje com os chatbots é possível revolucionar o atendimento ao cliente nos canais digitais.

Os chatbots já se mostraram muito úteis para fidelizar clientes, tornando-se indispensáveis para muitas empresas, resolvendo problemas simples, respondendo a perguntas e interagindo com os consumidores, os programas só transferem os contatos para atendimento humano quando necessário, como nos casos em que é preciso resolver problemas mais complexos.

As aplicações dos chatbots podem ser diversas, porém as mais comuns são:

Geração de Leads

E-commerce

Marketing e Vendas

Pesquisas

Atendimento ao Cliente

Qualificação de Bases de Dados e CRM

Ensino e Aprendizado

Vantagens dos Chatbots.

Redução de custos

Linguagem e interface

Engajamento

Motivação

Qualidade do atendimento

chatbot como funciona?

Chatbot é a união das palavras “chat” (bate-papo) e “bot” (robô) que, literalmente, significa robôs de conversa.

Esses robôs de conversa podem atuar como assistentes virtuais, que permitem que empresas conversem com seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Eles podem fazer por uma empresa praticamente tudo.

Chatbots podem tirar dúvidas rápidas, agendar consultas, confirmar entregas, gerar e qualificar leads, além de outras funcionalidades.

Os chatbots estão disponíveis para empresas de todos os portes e podem hoje mesmo começar a aumentar os resultados do seu negócio.

Quer aprender mais sobre chatbots se escreva no curso chatbot vendedor vitalício